Endodontia

Endodontia é a especialidade da Odontologia que trata da prevenção, diagnóstico e cura das doenças da polpa dental.A polpa dental é o tecido localizado no interior da cavidade do dente e é composta pela câmara pulpar e pelo canal radicular.

O tratamento endodôntico é popularmente conhecido como “tratamento de canal”.

A Causa:

A cárie é a causa mais comum da inflamação pulpar. Dentre outras causas e fatores que podem levar à realização do tratamento endodôntico, podemos citar os traumatismos dentários, inflamação da polpa proveniente de infecção da doença periodontal, necessidade protética, abrasões dentárias, entre outras.

Os Sintomas mais característicos:

Dor espontânea de forma latejante e que aumenta com o calor. Nesse caso, a polpa ainda está viva, porém inflamada, e o uso de analgésicos não resolve.Já quando há morte da polpa e formação de abscesso (acúmulo de pus), geralmente a dor é bem localizada e há dor ao mastigar.

Além disso, ao se abaixar a cabeça, tem-se a sensação de que o dente “pesa”.

O Tratamento:

Quando a polpa dentária encontra-se inflamada irreversivelmente, infectada ou necrosada, é necessário realizar o tratamento endodôntico.O tratamento endodôntico consiste em remoção da polpa dental doente, modelagem do canal e obturação do espaço antes ocupado pela polpa.

Após o tratamento endodôntico concluído, o dente necessitará de uma restauração ou prótese para voltar à sua forma e funções normais. É muito importante o controle radiográfico, que deve ser feito seis meses após o término da endodontia, para avaliar o sucesso do tratamento.